Você sabe a diferença entre armazenagem e estocagem?
- Ricardo Wenceslau
- 18 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Muitos gestores e até mesmo profissionais experientes ainda confundem esses dois conceitos e de fato, os dois termos apresentam semelhanças entre si. Pode-se dizer que o conceito de armazenagem é mais amplo, e envolve o de estocagem, mas é importante conhecer melhor as diferenças entre ambos. Assim, você evitará equívocos em suas operações e estratégias, e poderá aproveitar melhor as oportunidades relacionadas a um ou ao outro conceito.
O conceito de armazenagem, de forma mais abrangente, afirma que a armazenagem consiste no processo de guardar os materiais que compõem os diferentes estoques de uma empresa, ou seja, ela seria o conjunto de estoques da organização. Todas as atividades desenvolvidas nos depósitos, centros de distribuição e almoxarifados fazem parte do sistema de armazenagem de uma empresa. Por isso, quando usamos o termo armazenagem estamos nos referindo a todas as operações que são necessárias para manter um estoque, deslocar mercadorias e suprir lojas, fábricas e clientes.
O conceito de armazenagem está associado ao conceito de armazém. Os armazéns são usados para simplificar a distribuição dos produtos, atendendo diferentes níveis de demanda e requerendo agilidade e flexibilidade nas operações relacionadas.
Os produtos ficam guardados nos armazéns antes de serem entregues ao consumidor final. Portanto, a armazenagem possui complexidade estrutural e carece de controle mais apurado, além de estar associada à movimentação e ao transporte de mercadorias.
Já a estocagem não consiste em uma etapa da cadeia de suprimentos, ela é uma ação interna necessária para que o cliente seja atendido, ou seja, tenha em mãos o produto que deseja. Considera-se a estocagem como a guarda propriamente dita das matérias-primas, dos produtos semiacabados ou prontos para entrega ao consumidor final. A estocagem está diretamente ligada à movimentação de cada item do estoque dentro de uma estrutura de armazenagem, ou seja, trata-se da atividade que após o recebimento, conferência e identificação do material irá aloca-lo convenientemente no local previamente designado.
Enquanto a armazenagem envolve questões administrativas, inventários, fluxo de caixa, estratégias e gestão de marketing e de vendas, relacionamentos com clientes (CRM) e fornecedores, a estocagem está ligada diretamente ao ciclo operacional e aos fluxos logísticos. Embora sejam amplamente confundidos, existem algumas diferenças entre armazenagem e estocagem, no entanto, algo que ambos têm em comum é a necessidade de controle e organização.
Comentarios